Quando uma franquia utiliza um conjunto de estratégias que compreende técnicas e ferramentas, a fim de promover o seu espaço e produtos por meio de canais digitais, ela está utilizando técnicas do marketing digital.
O marketing digital permite, por meio da Internet e dispositivos móveis, realizar ações capazes de alcançar, atrair e envolver o público-alvo de maneira eficaz.
Como franqueadora, a Dudalina usa o marketing digital para promover a marca e toda a rede, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo ambiente online. Para os franqueados, a franqueadora indica que utilizem de maneira pontual estas ferramentas para aumentar a visibilidade da unidade, atrair mais clientes e impulsionar as vendas.
O marketing digital é um instrumento fundamental para o franchising. Principalmente, pela crescente presença das pessoas na Internet para diversas atividades. É vital que a sua unidade franqueada aproveite as estratégias disponíveis.
Listamos as principais abaixo. Continue a leitura e boa sorte!
Identidade
Uma unidade franqueada deve seguir os padrões e conceitos da sua franquia, bem como respeitar a identidade da marca. No entanto, é possível adotar medidas para aumentar a visibilidade do ponto e personalizá-lo conforme a necessidade do público local.
O marketing digital ajuda no desenvolvimento dessa personalidade da marca de maneira coesa. A ideia é desenvolver estratégias para manter a consistência do negócio, seguindo sempre o mesmo tom e mensagem em todos os canais digitais, incluindo portais, redes sociais, canais de transmissão em Apps de mensagens e e-mails marketing. A principal ideia é manter proximidade com o cliente por meio das opções online.
Para o Sebrae, é muito importante a experiência que o cliente terá em todos os pontos de contato com a marca. É imprescindível que o franqueado tenha boa percepção dos diferenciais da sua unidade, criando argumentos para o seu conteúdo.
Conteúdo
Crie um conteúdo especializado, que atraia o interesse do público, de modo que a sua unidade franqueada se destaque no ambiente online e seja encontrada facilmente. É importante focar em palavras-chave relevantes para a sua localização, incluindo informações importantes como o endereço da loja, número de telefone, horário de funcionamento, novidades e promoções.
Além disso, certifique-se de que o seu conteúdo está sendo veiculado em mídias responsivas para a melhor experiência possível dos clientes. É importante criar materiais de qualidade, entre os quais ebooks, vídeos e artigos sobre assuntos com os quais o público da sua loja se identifique.
Redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para conectar a sua unidade franqueada ao público-alvo local. É importante identificar as melhores plataformas para a sua loja, de modo a publicar regularmente um conteúdo interessante e envolvente.
Além disso, é primordial (muito importante mesmo) interagir com os seguidores. Nenhum comentário, mensagem ou avaliação deve ficar sem resposta. As pessoas valorizam cada vez mais essa interação e o marketing digital é um excelente caminho para ela.
Mapeamento
É fundamental mapear a jornada de compra dos seus clientes. A Dudalina indica, por exemplo, entrevistar os vendedores mais experientes para saber quais são as perguntas mais comuns de quem entra na loja e os desejos principais. Dessa maneira, será possível planejar as pautas que serão abordadas nos canais digitais e melhorar a experiência de compra do público local.
Reputação online
A reputação online da sua unidade franqueada tem um papel crucial para a conquista de novos clientes e fidelização dos antigos. Por isso, é importante promover avaliações positivas, incentivando os clientes satisfeitos a deixarem feedbacks.
É fundamental também responder de maneira profissional e cortês às críticas negativas. O objetivo é demonstrar compromisso com a satisfação do cliente, influenciando positivamente a sua percepção sobre a unidade franqueada.
Promoções exclusivas
Você pode utilizar o marketing digital para promover oportunidades exclusivas aos clientes, com descontos especiais, divulgando-as nos canais digitais da loja. Isso também ajuda a atrair novos clientes e a incentivar novas visitas dos já existentes. Realize campanhas com mensagens e e-mails, por exemplo, divulgando as promoções.
Percebemos aqui que o marketing digital oferece diversas oportunidades para a sua unidade franqueada, de modo a aumentar a visibilidade, atrair clientes e melhorar a receita. É importante adotar uma abordagem estratégica e sempre focada, capitalizando o poder da Internet para alcançar o sucesso desejado.
A Dudalina apoia seus franqueados com relação às suas ações pontuais e direciona conforme a identidade da marca. É importante que a rede toda esteja sempre muito bem-posicionada para prosperar no ambiente digital e físico. Nossos franqueados podem contar com o nosso suporte.
Conheça a Dudalina e torne-se um franqueado de sucesso.