Comportamento de compra é um conjunto de atividades, decisões e processos que os clientes realizam (mentalmente) enquanto adquirem produtos ou serviços. Psicologia, economia, marketing e sociologia estão entre os setores que fornecem informações precisas sobre o assunto.
Diversos fatores influenciam o comportamento de compra dos clientes, entre eles, suas características pessoais (necessidades, desejos, valores, atitudes), as influências culturais do cenário em que vivem, bem como sociais e econômicas. Algumas etapas compreendem esse processo:
1. O reconhecimento do desejo ou da necessidade de aquisição;
2. A busca por informações sobre os produtos;
3. A avaliação das alternativas disponíveis no mercado;
4. A decisão de compra;
5. O comportamento pós-venda, capaz de influenciar novas decisões.
Estudar o comportamento de compra dos clientes é fundamental para uma franquia como a Dudalina, porque ela passa a compreender melhor o público. Além disso, pode prever necessidades e desejos, bem como desenvolver estratégias de marketing e vendas com eficácia.
É preciso compreender os motivadores por trás de cada decisão de compra. É preciso conhecer o cliente. Dessa maneira, a marca pode atender às expectativas do consumidor e fidelizá-lo. O objetivo é cultivar relacionamentos.
O universo do comportamento de compras pode ser fascinante porque ele nos leva a entender como os clientes tomam suas decisões. A propósito, esta é uma habilidade que a Dudalina possui e, por isso, a marca cresce cada vez mais no mercado.
Abaixo você confere as razões pelas quais consideramos fundamental saber o comportamento de compra dos clientes:
Tendências
Primeiramente, porque podemos antecipar as tendências? Analisamos periodicamente o comportamento de compra dos clientes, a fim de identificar suas necessidades. Com isso, podemos apresentar a ele o que vem surgindo antes mesmo de tomar conhecimento. Ou seja, estamos sempre um passo à frente da concorrência.
Segmentação
A Dudalina pode segmentar o seu mercado-alvo com efetividade porque compreendeu as diferentes motivações e preferências dos clientes. Com isso, nossas estratégias de marketing e comunicação são perfeitamente direcionadas ao público, atingindo grupos específicos.
Produtos
Ao saber o comportamento de compra dos clientes (necessidades e desejos), podemos desenvolver produtos que atendam exatamente a nossa demanda. Além de aumentar as chances de sucesso, fortalecemos a afinidade com o público.
Experiências
A personalização é o segredo do sucesso, hoje em dia. Os estudos sobre o comportamento de compra dos clientes nos trouxeram insights para personalizar os produtos e as experiências proporcionadas nas lojas. Dessa forma, aumentamos a satisfação de cada cliente e o índice de fidelização.
Precificação
Compreender a maneira como os clientes se comportam e valorizam os nossos produtos nos ajuda também com a precificação. Isso, uma vez que sabemos da importância que a Dudalina tem na vida do público.
Riscos
Por fim, tem a redução de riscos. Ao entendermos o comportamento de compra dos clientes, reduzimos os riscos, por exemplo, com o lançamento de produtos ou campanhas que ressoem de maneira negativa. Ou seja, minimizamos possíveis perdas financeiras. Além disso, pudemos construir uma reputação sólida no mercado – como empresa e como marca.
Tudo isso significa que, enquanto a Dudalina investe tempo de recursos na compreensão do comportamento de compra dos clientes, toma decisões assertivas, aumenta a competitividade e cultiva relacionamentos sólidos.
Portanto, se você deseja investir em uma marca forte no mercado e que conheça perfeitamente o seu público, de modo a atraí-lo cada vez mais, entre em contato com a Dudalina e seja um franqueado.