Você sabe o que é a gestão de pessoas? Sabe como ela pode motivar e capacitar as equipes, principalmente, em tempos de crises e mudanças?
A gestão de equipes nas franquias compreende um conjunto de ações que visam alinhar, motivar, capacitar e avaliar tanto os colaboradores da rede quanto das unidades franqueadas. Essas medidas devem acontecer de acordo com a cultura organizacional e os padrões da franquia.
Devem levar em consideração também as particularidades de cada loja. Tudo isso diz respeito à efetividade ou às lideranças, uma vez que estar a frente das operações exige habilidade para motivar as pessoas a realizarem o que é necessário em prol de um objetivo em comum.
Acompanhe este conteúdo até o final, pois a Dudalina tem informações valiosas a esse respeito.
Eficiência operacional
Uma gestão eficiente de equipes é primordial para o sucesso da rede porque o bom gerenciamento motiva e alinha valores e objetivos. Tudo isso faz grande diferença na qualidade, atendimento, produtividade, rentabilidade e fidelização do público.
Liderar uma equipe, no franchising, é uma tarefa feita a quatro mãos. O papel do franqueador é oferecer suporte, treinamentos, padronização e acompanhamento das lojas. Já ao franqueado cabe saber como gerir a sua unidade, engajar, capacitar e reconhecer o seu próprio time.
A gestão de pessoas no franchising é importante por diferentes razões:
- Satisfação e retenção de talentos: A redução da rotatividade de funcionários é essencial porque, além de melhorar o sistema operacional, reduz custos com contratações, treinamentos e demissões.
- Clima organizacional: O clima melhora e a comunicação interna também. O relacionamento é fundamental para o sucesso de uma franquia – tanto entre os funcionários quanto da matriz com os franqueados. Quanto mais harmonioso for o ambiente de trabalho, mais produtivo ele será.
- Comprometimento: Uma gestão eficiente de pessoas eleva o nível de comprometimento, responsabilidade e engajamento dos profissionais, que consideram sempre os valores e objetivos da franquia.
- Desempenho: O desempenho também é potencializado, bem como a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos ao público-alvo. Isso gera valor à marca e diferenciais competitivos.
- Lucratividade: A lucratividade aumenta e o crescimento da rede também. Tudo, por meio do sucesso das unidades.
Estratégias
A gestão de pessoas exige estratégias bem definidas que compreendam desde a seleção dos colaboradores até o desenvolvimento profissional contínuo e a promoção de uma cultura de reconhecimentos. A integração também faz parte dessa pauta, juntamente com a importância do aprendizado.
O mercado está em constante mudança e é preciso estar preparado para essa demanda. Por isso, as principais práticas para motivar e capacitar colaboradores em tempos de mudanças e crises estão a seguir:
1. Perfis corretos
É fundamental que cada colaborador seja compreendido por seu perfil de trabalho e esteja desempenhando a atividade correta. É preciso levar em consideração as suas competências, técnicas e comportamentos.
Somente assim ele dará o seu melhor em qualquer situação, independentemente do cenário oferecido. Ao identificar o perfil dos funcionários, a franquia garante que estejam sempre aptos a desempenhar suas funções de maneira efetiva.
2. Metas
As metas são essenciais para motivar as equipes. Mas é imprescindível que sejam claras, realistas e mensuráveis. Além disso, a gestão deve fazer um acompanhamento periódico dos resultados e entregar feedbacks construtivos, permitindo que os colaboradores saibam exatamente o que a franquia espera deles e como estão progredindo em relação às metas. A finalidade aqui é criar um senso de propósito e responsabilidade, mantendo as equipes ainda mais focadas mesmo em épocas de mudanças e/ou crises.
3. Reconhecimento
A gestão de pessoas envolve, principalmente, o reconhecimento e a recompensa dos funcionários que se destacam pelo desempenho e dedicação. É muito importante criar um sistema de incentivo que reconheça o trabalho e a contribuição das equipes. Além de estimular melhorias, fortalecerá o senso de pertencimento em todo o time.
4. Desenvolvimento profissional
É fundamental que a franquia invista no desenvolvimento profissional dos colaboradores. Tal estratégia beneficia a todos e fortalece a rede como organização em qualquer cenário. A dica é oferecer oportunidades de capacitação, atualização e crescimento, demonstrando compromisso e possibilitando o progresso.
5. Comunicação
A franquia deve ter uma comunicação transparente e efetiva com os funcionários. Quanto mais diálogo e honestidade com a equipe, melhor, pois todos se sentirão motivados a contribuir e resolver qualquer gargalo que possa aparecer. A comunicação constrói confiança e envolvimento.
A gestão de pessoas dentro do universo das franquias é um aspecto tão ou mais relevante do que fora dele. Afinal, não se trata apenas de gerenciar a unidade; é preciso olhar para o todo e estar alinhado com as orientações do franqueador.
A Dudalina reconhece esse importante trabalho e oferece todo o suporte para cada franqueado saber lidar com a gestão de pessoas da sua unidade. Conheça mais do modelo de negócio Dudalina.