Os desafios de ser um multifranqueado

18 / 12 / 2024

O mercado de franquias possibilita oportunidades diferenciadas para empreendedores que desejam expandir seus negócios.

Ser um multifranqueado, ou seja, operar várias unidades de uma mesma rede de franquias, é, de fato, uma estratégia lucrativa. No entanto, junto com as vantagens, vêm os desafios, afinal, estamos falando de gerir mais de uma unidade franqueada e, por vezes, em cidades diferentes.

Neste artigo, exploraremos os principais obstáculos enfrentados por quem opta em ser um multifranqueado.

Entendendo o conceito de multifranqueado

Um multifranqueado é um empreendedor que possui e opera múltiplas unidades de franquia de uma mesma marca. Essa estratégia de negócio envolve o gerenciamento simultâneo de diversas unidades, o que pode abranger diferentes localizações geográficas e setores de mercado.

Ser um multifranqueado requer habilidades de gestão avançadas, capacidade de delegação de tarefas e uma compreensão ampla dos diferentes aspectos de cada negócio franqueado.

Esses empreendedores devem ser capazes de equilibrar a atenção e os recursos entre as diferentes unidades para que todas operem de forma lucrativa. É aí que entram os desafios.

Os desafios enfrentados por quem é multifranqueado

Um dos maiores desafios de um multifranqueado é conciliar a gestão de várias unidades. É preciso ter habilidades de liderança, organização e planejamento para manter a qualidade do serviço em todas as lojas.

A Dudalina, por exemplo, oferece treinamentos específicos para auxiliar os multifranqueados na gestão de tempo e equipe, além de ferramentas que facilitam o acompanhamento das operações.

Junto com esse desafio, outros fazem parte do dia a dia do multifranqueado:

  • Escalabilidade do negócio

Expandir o negócio adquirindo outras unidades de franquia exige planejamento e organização. O multifranqueado precisa ter visão estratégica para definir o ritmo de crescimento, escolher as melhores localizações para as novas unidades e gerenciar o fluxo de caixa. A Dudalina oferece suporte na análise de mercado, seleção de pontos comerciais e viabilidade financeira dos projetos.

  • Manutenção da padronização

A padronização da marca é fundamental para garantir a qualidade e a identidade da marca, como por exemplo da Dudalina. O multifranqueado precisa estar atento aos manuais de operação, treinamentos e acompanhamentos da franqueadora para que todas as suas lojas sigam os mesmos padrões de atendimento, produtos e visual.

  • Estrutura e equipe

Um multifranqueado precisa gerenciar várias lojas simultaneamente. Isso exige uma estrutura sólida de pessoal e processos bem definidos. Aquele hábito de dividir o tempo entre tarefas operacionais, como dar feedback a vendedores, não é mais viável. É essencial montar uma equipe de retaguarda que possa acompanhar o dia a dia das operações.

  • Tecnologia e investimento

A gestão de várias lojas requer tecnologia para facilitar o controle e o gerenciamento diário. O multifranqueado deve otimizar processos, acompanhar métricas e tomar decisões baseadas em dados. Além disso, ele precisa ter uma estratégia financeira sólida – como realocar recursos de uma loja para cobrir outra, negociar grandes investimentos e planejar a abertura de novas unidades.

Se você está considerando se tornar um multifranqueado na Dudalina, esteja preparado para enfrentar desafios, mas saiba que você não estará sozinho. Entre em contato conosco.

https://www.dudalina.com.br/seja-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine nossa news

Postagens recentes


Categorias