Antes de abrir uma franquia, é primordial que todo empreendedor avalie alguns pontos sobre a rede escolhida. Entre eles, as habilitações exigidas, o ramo de negócio, como está o mercado, o reconhecimento da marca, os investimentos necessários, o público e etc. Mas não vamos esquecer de outro fator crucial: o suporte oferecido pela franqueadora.
O candidato deve ter como base todos os serviços, consultorias, informações e treinamentos que a franquia coloca à disposição das unidades, para não correr o risco de investir e se arrepender depois, uma vez que um suporte efetivo da franqueadora é fundamental para as operações de uma unidade.
Suporte
Uma das vantagens de investir no franchising é que o negócio já foi testado e aprovado. Primeiramente, por uma unidade piloto, em que as mesmas condições que serão oferecidas aos franqueados já provaram ser viáveis. Depois, porque outros franqueados já trabalham com a marca.
Ou seja, nesse tipo de negócio, os riscos são menores porque os erros mais comuns já foram corrigidos no passado. A marca possui a sua posição no mercado e consolidação no segmento de atuação.
É importante, no entanto, que o investidor escolha uma marca com um know-how bem avaliado e um suporte completo para que tenha o mesmo sucesso conquistado pela matriz. E isso somente é possível quando a franquia oferece apoio e informações precisas.
A Dudalina listou a seguir, tudo o que uma franquia deve oferecer como suporte aos seus franqueados. Confira os itens antes de fechar qualquer negócio.
Pré-operacional
É imprescindível que o empreendedor observe se a franquia oferece suporte pré-operacional. Ou seja, se participa da escolha do local onde a unidade será implantada. Lembrando que o ponto escolhido é essencial para o sucesso dos negócios e a franquia tem know-how para essa análise comercial.
A localização da nova loja deve estar de acordo com o perfil do público-alvo. Por sua vez, a franqueadora deverá avaliar os melhores bairros e locais – se será na rua, numa galeria ou shopping. A propósito, a franqueadora pode ajudar também com a negociação quando a escolha for por um centro comercial, para que o ponto seja estratégico.
Além do ponto, esse tipo de suporte entra também na parte da arquitetura. A franquia deve auxiliar o novo franqueado com a projeção da loja, de modo que tudo seja construído dentro dos padrões da marca.
Equipes
Orientar o franqueado quanto à seleção da equipe é também um suporte importante. Existem informações essenciais que podem ser repassadas por quem já possui expertise no assunto. A rede pode informar ao franqueado as competências que cada colaborador deve apresentar, conforme a função designada – competências técnicas e comportamentais.
Treinamentos
Os treinamentos são o ponto-chave do suporte que a franqueadora deve oferecer ao franqueado. O empreendedor deve saber se a matriz ministra cursos de capacitação, reciclagem, palestras e atualizações para o andamento das operações nas unidades.
Esse tipo de suporte, além de preparar o franqueado, oferecendo conhecimento total sobre a marca, sua história, objetivos e cultura, ajuda a alinhar a unidade com a proposta e a filosofia da marca. A padronização passa a ser mais eficaz também.
Marketing
O sucesso de uma unidade franqueada também depende muito das ações de marketing. É crucial escolher uma franquia que tenha suporte nessa área. A rede deve ter um fundo de propaganda para ações de publicidade, de modo a alavancar o sucesso da marca e suas unidades.
A Dudalina, por exemplo, oferece esse suporte por meio de campanhas de anúncios e em redes sociais, sites e outras mídias. Além disso, é fundamental que a franquia realize pesquisas de marketing para identificar as preferências do público-alvo.
O suporte ao franqueado deve ser avaliado pelo empreendedor, sem exceções, antes de ele firmar parceria com a rede escolhida. Afinal, sem este serviço, o franqueado pode sentir dificuldade em tocar o negócio, tanto nas operações comerciais quanto nas administrativas.
A dica da Dudalina é: busque uma franquia que ofereça suporte diferenciado em comparação ao que há no mercado. O objetivo é ter segurança e garantir a qualidade das atividades.
O suporte da franquia pode garantir um desempenho satisfatório para a unidade franqueada, de modo a manter a reputação da marca. Quer saber sobre o suporte que a Dudalina oferece aos seus franqueados? Conheça nosso modelo de negócio.